Actualmente na publicidade utilizam-se várias estratégias para comunicar acerca de alimentação.
As estratégias publicitárias podem ser:
- DAR A CONHECER;
- FAZER GOSTAR;
- ou FAZER AGIR sobre um produto alimentar.
A primeira estratégia é dar a conhecer um produto alimentar, realçar a sua composição nutricional, divulgar as suas propriedades e características, ou ainda indicar modos de utilização e preparação desse alimento.
Em relação às estratégias de fazer gostar e de fazer agir sobre um produto alimentar não se consegue traçar uma linha que as separe nitidamente. No entanto, tem como objectivo fazer o consumidor gostar desse produto alimentar e começar a agir sobre ele, consumindo-o.
Com esse objectivo a publicidade pode dar ênfase aos benefícios do consumo de determinado produto alimentar para a saúde ou, por outro lado, associar o produto a uma sensação de prazer e bem-estar.
Outra das estratégias de publicidade é incitar a prova do produto alimentar, por exemplo, num supermercado.
Além disso, as ofertas, brindes e concursos relacionados a produtos alimentares despertam a atenção do consumidor.
É de salientar também o recurso a figuras públicas na publicidade como mais uma forma de influenciam o consumidor.
Por último, uma forma de fazer agir sobre um produto passa por fornecer na sua embalagem uma receita culinária que integre esse mesmo alimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário