quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Publicidade e Alimentação III: Como se comunica sobre Alimentação?

Na comunicação sobre alimentação existem duas correntes de pensamento extremistas: a estruturalista e a funcionalista.


Na corrente estruturalista, a comunicação é modelada por questões de ordem social, cultural e emocional. Os exemplos de anúncios publicitários na televisão são o da manteiga Planta e do café Nespresso.


A corrente funcionalista baseia-se no princípio que os alimentos têm uma função nutricional. Deste modo, a comunicação alerta acerca das funções e dos benefícios nutricionais dos alimentos. Os exemplos de anúncios são o dos iogurtes Becel Pro-Activ e do sumo Compal Vital.


No entanto, não é possível desenhar uma linha bem definida entre estas duas correntes.


A alimentação é influenciada directamente por estas duas correntes de pensamento, tanto pela estruturalista que traduz uma atitude face aos alimentos como pela funcionalista que desperta para a importância nutricional dos alimentos.


Assim, a comunicação sobre alimentação deve ser estabelecida pela interacção dinâmica entre estas duas correntes de pensamento.


1 comentário:

Anónimo disse...

olá!
bem em relção a publicidade...o pior é quando se fartam de passar anuncios na televisão e depois chegas ao supermercado e não há nada. Só para irritar, é FRUSTANTE! E também sou capaz de imaginar a quantidade de aldrabices que deve haver ai no meio! Mentiras e mais mentiras escondidas atrás de coisas que fazem bem à saúde! Enfim, vou-me calar que farto.me de dizer tdudo e não dizer nada
beijinhu e bom trabalho...