domingo, 28 de outubro de 2007

O Nutricionista na Comunicação sobre Ciência I

O que é a ciência?

“A ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico.” in Wikipedia

Resumidamente, podemos dizer que a ciência é a produção de conhecimento.

O cientista é a pessoa que se dedica ao estudo e/ou investigação de uma ou mais ciências.

Qual o objectivo de produzir ciência?

Um dos objectivos da produção e aquisição de novos conhecimentos é a sua divulgação pública de modo a cada que um dos cidadãos possa tomar uma melhor decisão.

O que é a nutrição?

A ciência ramifica-se em diversas áreas nomeadamente na nutrição.

A nutrição humana é uma ciência que se ocupa do estudo dos processos relacionados à obtenção de nutrimentos pelos seres humanos através da alimentação.

O nutricionista é um profissional
da área da saúde, que trabalha no âmbito das ciências da nutrição e alimentação, fazendo o estudo, orientação e vigilância da aliementação e nutrição e intervindo nos domínios da adequação, qualidade e segurança alimentar, com o objectivo da promoção da saúde, prevenção e tratamento da doença.

O cientista produz conhecimento e o nutricionista comunica-o à população.

Qual o papel do nutricionista?

O nutricionista deve começar por estar alerta para os estudos científicos que se estão a desenvolver e, consequentemente, para o avanço da ciência.

De seguida, deve seleccionar, analisar e verificar a credibilidade desses estudos científicos.

Por último, deve comunicar os novos conhecimentos de alimentação e/ou nutrição. Para tal, tem a função de simplificar a informação, de modo a ser compreendida pela população em geral.

Qual a posição do nutricionista na comunicação sobre ciência?

O nutricionista deve adoptar uma posição neutra, divulgar os conhecimentos sobre alimentação e nutrição de uma forma simples e clara ao cidadão, para que este possa tomar uma decisão alimentar de forma consciente e ponderada.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parece-me um texto muito explícito e explicativo que faz a convergência desde a ciência, na sua globalidade, até à nutrição. Parece-me muito adequado o papel do nutricionista como comunicador. É bastante importante a sua função e a transmissão de conhecimento para o consumidor.
Todavia, considero importante uma cada vez maior divulgação da informação por eles, os nutricionistas, transmitida, podendo desta forma contribuir para um maior benefício da saúde pública.